domingo, 4 de outubro de 2015

Não há duas sem três...

Sim, este blog ainda não está completamente extinto. O número de posts inacabados e não publicados não pára de crescer mas este há de ser publicado em tempo útil ou não me chamo Roy.

O mote deste post é o facto de ter participado não em uma mas em três corridas de 10km em Setembro. Isto depois de ter dito que já não saía de casa para ir fazer aquecimentos... Mas entre borlas, clássicas e obrigatórias vi-me na linha de partida três vezes.

Corrida Jumbo 2015 - 5 Setembro 2015

Esta foi à borla. Não estava nos meus planos e nem sabia exactamente qual era a data. Mas nas vésperas um colega do Clube TAP, que estava inscrito, não pode ir e perguntou se alguém queria ir. O colector impulsivo de borlas que há em mim não resistiu ao apelo e após confirmar que ainda podia inscrever a minha filha na prova das crianças lá fomos todos para o Autódromo do Estoril.

Já tinha passado várias vezes à porta desse icone da imaginação de jogador de "Gran Prix" mas nunca tinha lá estado. O ano passado tinha participado na versão algarvia da Corrida Jumbo pelo que estava mais ou menos preparado para o que me esperava. Por mais plano que os circuitos pareçam na tv a verdade não é assim tão geométrica.
Partida dos Bambis com a grande atleta na linha da frente e o cota lá atrás...
Desta vez, se calhar pela prova ser de tarde, chegámos bem a tempo da Margarida fazer a sua prova. Embora ainda pudesse levar o cota a correr com ela (por estar no escalão bambi), logo me avisou que não precisava de ir com ela porque já sabia como era... Mas a facada no coração valeu a pena para poder ver a cara de felicidade ao cruzar a meta! Estava tão contente que nem me ouviu a chamar por ela!
E está feito! E nem estou assim muito cansada... Ah, e ganhei ao Batman!
Depois dos pequenos era a vez dos crescidos irem fazer o seu passeio. O esquema era semelhante à prova de Lagos, uma volta num sentido, passagem pelo paddock e nova volta em sentido inverso. Só para verem o quão inesperada foi esta participação, a prova foi no Sábado à tarde, na Sexta de manhã tinha feito um treino longo de 28km, numa semana com mais de 80km... Obviamente que as expectativas não eram muito grandes, entre o cansaço e o percurso pouco plano.
Como aprendi no "Gran Prix" fazer as curvas por fora.
Mas como sempre nestas corridas de 10km, mal passei a o pórtico o discernimento foi às urtigas e foi a acelerar até à Red Line. Quando o relógio apitou no 5km marcava 20:05 e o meu coração parecia que queria saltar pela garganta. Nestas corridas tenho sempre de encontrar formar de me motivar a continuar e não a estender-me no chão. Desta vez o estratagema foi tentar seguir a Mónica Moreiras. No tempo em que participava no troféu das localidades de Oeiras ela cilindrava a competição feminina e embora seja uma grande atleta nestes primeiros km's consegui manter-me na sua esteira. Obviamente que não consegui manter o ritmo e terminei os 10km ao sprint com o tempo de 41:05 a uns míseros 9s do meu RP oficial.
vrrrrmmmmmmm...
Excelente organização da HMS principalmente porque permite mascarar uma prova de 10km como actividade familiar. :) Entre a corrida dos pequenitos, as actividades para as crianças durante a prova (babysitting incluído) e todas as ofertas dos patrocinadores proporcionaram uma tarde em família muito divertida.
Boa disposição reinava no paddock.


Corrida do Tejo 2015 - 13 Setembro 2015

A clássica, o meu metrônomo da corrida, foi a minha 7ª participação.

Era para ter sido uma corrida a dois, mas infelizmente a minha cara metade ainda não voltou ao ritmo de outrora e não estava em condições de fazer 10km. Mas com a companhia do costume lá estava às 10h em Algés pronto para mais uma Corrida do Tejo.
Esta foi tirada já no fim, porque no início estava tudo demasiado ensonado para se lembrar de tirar selfies...
A organização reutilizou o esquema do ano passado e sem surpresas penso que correu tudo como esperado. Com o bónus de este ano a tshirt voltar a ser de uma grande marca de material desportivo. Obviamente que os blocos não foram respeitados, mesmo estando na 1ª linha do bloco sub45 (e portando apenas com atletas sub40 à minha frente) levei toda a prova a ultrapassar atletas e os primeiros metros foram completamente caóticos. 

Depois da surpreendente prestação na semana anterior no Estoril, parti convicto que seria desta que bateria o meu RP. Mesmo sabendo que o percurso não é exactamente fácil e de ter, mais uma vez, feito um treino longo de 33km numa semana com mais de 70km... A ilusão não tem limites...
Excelente foto escandalosamente usurpada ao Astrodeck Studio, só é pena eu estar meio tapado... 
Comecei super motivado mas com o caos inicial o 1km chegou aos 4:16... Demasiado tempo para o km mais fácil do percurso, recuperar seria quase impossível e a bandeira dos sub40 já estava a milhas. Pouco depois o meu relógio tem uma paragem cerebral e apita para os 2km quando nem 500m tinha feito deste a placa do 1km. As estatísticas ficam todas maradas, eu fico furibundo. Esqueço o RP e faço o resto da prova a gerir o esforço. E faço uma gestão tão eficiente que chego a Santo Amaro com energia e quando vejo novamente a Mónica Moreiras uns metros à minha frente e decido renovar o desafio da semana anterior (que existe apenas na minha cabeça) e acelero. A escassos metros da rotunda consigo ultrapassa-la e termino a prova em sprint com a euforia de quem acabou de ganhar a a medalha de ouro olímpica.

Termino os 10km da prova em 40:59 a 3s do RP. Fui tão rápido que nem a minha claque chegou a tempo de me ver cruzar a meta. E embora não tenha sido o record absoluto melhorei quase 1min em relação ao tempo da Corrida do Tejo do ano passado em que ia quase a ter um colapso cardíaco.

Foi mais uma manhã bem passada que continuou num almoço em excelente companhia!
A foto da praxe. Desta vez a Margarida não achou tanta graça porque não correu...

Corrida do Aeroporto 2015 - 27 Setembro 2015

E como não há duas sem três, duas semanas depois estava no Terminal de carga do Aeroporto de Lisboa pronto para mais um aquecimento prova de 10km.

Esta é uma prova que passou a ser obrigatória na minha época desportiva. Como referi no post do ano passado, não só trabalho no aeroporto como o ginásio que dá apoio ao evento é o ginásio que frequento. Há sempre muita gente conhecida e muita conversa para fazer. Esta foi mais uma prova a correr pelo clube TAP. É incrível como o tempo passa, já faz 2 anos que corro pelo clube. Infelizmente este ano os meus colegas de trabalho baldaram-se todos e por isso tive de defender a honra da Engenharia de Operações sozinho.
A vertente familiar da prova capturada em grande pelo LESTUDIO.PT
Foi mais uma prova muito bem organizada pela HMS e com tudo o que já nos habitou. A Margarida é quem mais aprecia as provas da HMS e mais uma vez aproveitou ao máximo. Mais uma vez não quis companhia na corrida e depois foram pinturas faciais, desenhos e brincadeira o resto da manhã. E ainda ganhou uma visita ao aeroporto sorteada pelo Clube ANA.
Legendas para que? A cara diz tudo!
Com a pequena atleta entregue era hora da prova dos grandes. O percurso era igual ao do ano passado, o que significava mais de 110m D+, a entrada no Parque das Conchas e os seus paralelipípedos irregulares e a subida em terra batida bem inclinada dentro do parque. Todos estes elementos fazem desta prova a mais dura das 3 em que participei este mês e imprópria para records.

Face a isto, e tendo em conta que o treino para a Maratona continuou durante a semana com mais um longo de 28km, obviamente que na linha da partida só pensava em bater o RP! No entanto enquanto furava o pelotão para me chegar à linha da frente encontro 2 colegas do Clube TAP e fiquei na conversa. Quando se deu a partida tinha um mar de gente à minha frente e levei novamente toda a prova a ultrapassar outros atletas.
Obrigado Sr. Fotografo, mas para o ano não se coloque no fim da subida... Não havia oxigénio para sorrir...
E quem é que também estava nesta prova? A Mónica Moreiras! Mas desta vez ia ao despique com uma atleta do Sporting e só a consegui ver nas ocasiões em que existiam retornos. Claramente na Corrida do Tejo ia no relax, afinal de contas é uma Atleta com "A" grande.


O facto de conhecer o trajecto permitiu-me fazer uma gestão super eficaz e passei aos 5km com 19:44, o meu melhor tempo. Mas ainda faltava a Quinta das Conchas e com o cansaço acumulado não consegui manter o ritmo.
E está feito! Novo RP!
O final desta prova é muito fixe, com uma descida jeitosa permite terminar em grande sprint e com a adrenalina aos saltos. Os últimos 500m fora corridos a menos de 3'30/km e passei a meta com um tempo de 40:32. E não é que, a treinar para uma maratona, numa prova difícil, bati o meu RP dos 10km. O sub40 ficou tão perto que quase o consigo saborear... Acho que ainda vou ter que fazer outro "aquecimento" este ano, um assim bem plano!

Até para o ano!

7 comentários:

  1. 3 corridas que são muito agradáveis!

    Pois... os circuitos não são planos. Então o de Portimão... como deu para sentir no ano passado... :)

    Um abraço e boas corridas

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois é João, e quando vamos no limite das capacidades qualquer pequeno desnível parece uma montanha a transpor!
      Grande abraço e até dia 18 em Cascais! ;)

      Eliminar
  2. Muito bom, deu gosto de ler e de ver a alegria, seja do atleta a bater RP's, seja das filhotas, especialmente a alegria da próxima corredora de elite!

    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Uma das grandes motivações para voltar a escrever foi mesmo colocar as memórias no papel, para um dia lhes poder mostrar a alegria com que correram as primeiras corridas.
      Grande abraço.

      Eliminar
  3. Olha quem ele é :):):) .... muitos parabéns pelo RP, os sub-40 estão ali ao virar da esquina. A maratona é a do porto?
    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É verdade, depois de um período mais conturbado a nível familiar (e tu que até nem tens uma criança de 2 anos em casa para puderes perceber) lá consegui voltar a arranjar tempo e vontade para relatar aqui neste cantinho.
      A Maratona é a de Lisboa... e a do Porto! :) Sim, estou inscrito nas duas. Mas em principio no Porto vou só para curtir a cidade.
      Grande abraço.

      Eliminar
    2. Ainda não tem 2 anos ... só amanhã :P
      Vê se nos encontramos no Porto!!!!

      Eliminar