terça-feira, 7 de janeiro de 2014

6ª São Silvestre de Lisboa - 28 Dezembro 2013

E foi desta que finalmente corri uma S.Silvestre.
S.Silvestre de Lisboa 2013
Mesmo antes de começar a correr sempre me fascinou o conceito das corridas de S.Silvestre. Talvez por acontecerem numa altura com poucas notícias, foram sempre motivo de reportagem nas tv's o que facilita a divulgação por "não corredores". Não percebia o que levaria uma pessoa a sair de casa num dia de inverno, com frio e chuva, numa noite supostamente de festa, para correr... Obviamente que agora não se me colocam esses cepticismos. :) No entanto, por um motivo ou por outro nunca se tinha proporcionado. Este ano proporcionou-se!

Foi a 3ª prova, praticamente consecutiva, que corri com a "camisola" do Clube TAP. Foi uma "camisola" mais administrativa que efectiva, uma vez que embora estivesse inscrito por equipa ainda não tenho tshirt do clube...
Parte da equipa preparados para a partida
Devido à localização da partida decidi que iria deixar o carro na zona do Cais de Sodré e depois ir fazendo o aquecimento até aos Restauradores (2km em 10:44). Cheguei bem cedo e deu, finalmente, para ficar um pouco à conversa com os outros elementos da equipa. Foi fixe conhecer colegas que têm o mesmo gosto pelas corridas.O Clube ao fazer a inscrição não nos pediu os comprovativos de tempo e como resultado estávamos todos no "+60"... Se na Corrida do sporting já tinha acontecido e não me tinha incomodado muito desta vez fiquei um pouco chateado porque eram muitos atletas e ia ser muito difícil ultrapassar o mar de gente à minha frente.

Alguns minutos antes lá fomos para o nosso bloco e aguardámos o tiro de partida sob um ameaçador céu negro... Que acabou por descarregar praticamente ao sinal de partida. Nada como uma chuvada de gotas grossas e frias para começar uma corrida sobre calçada de pedra... Como esperado o inicio foi uma confusão. Fomos imediatamente para o passeio tentar ultrapassar o máximo de atletas possíveis mas devido à chuva estava muito escorregadio e rapidamente desisti da ideia e perdi os meus companheiros. Ainda vi algumas quedas e um senhor com o joelho em muito mau estado...

Até quase ao 2km foi uma frustração de acelera e pára e só depois do Cais do Sodré consegui finalmente entrar no ritmo. Fui ignorando todos os abastecimentos e consegui manter um ritmo sempre abaixo do 4:30.
Mais uma vez a passagem pela Ribeira das Naus foi um tormento. Não só pelo "famoso" piso mas porque comecei a acusar os excessos dos 1ºs Km e ainda por cima encontrei uma autentica barreira quase intransponível de atletas. Acho a ideia dos marcadores de passo fenomenal, o fenómeno das rêmoras nem por isso...

Mas a melhor parte foi mesmo a subida da Av. da Liberdade! Levei toda a prova a ultrapassar pessoas mas quando chegou a subida ultrapassei centenas... Sentia-me muito bem e consegui manter um ritmo em torno dos 4:45! E para terminar em beleza e com as endorfinas ao rubro uma descida de 1km em velocidade supersónica!

Passo a meta, vou desligar o relógio e o ecrã está apagado... Mau... Acabou a bateria! Mesmo nos km's finais. Mas a culpa é inteiramente minha e do karma. Minha, porque há semanas que o icon de bateria em baixo surgiu no ecrã e eu decidi ignorar (em minha defesa no manual dizia que existia um outro sinal de bateria muito fraca...). Do karma, porque por várias vezes gozei com o pessoal dos Garmins GPS e as crónicas faltas de bateria (inclusive minutos antes desta corrida...) e inevitavelmente o karma voltou para me morder no rabo... Felizmente levava o equipamento de backup (telemóvel) e consegui ter o registo da prova.

Depois de uns breves minutos à espera dos restantes elementos de equipa foi hora de fazer o caminho de regresso ao carro num trote recuperador (2,3km em 12:23).

Gostei da prova pela companhia e animação. No entanto, é muita gente. Se não conseguir garantir uma partida mais à frente neste tipo de corridas o melhor é mesmo esquecer qualquer espírito competitivo, arranjar uns amigos e desfrutar do passeio.

3 comentários:

  1. Parabéns! Não deve ter sido muito fácil ultrapassar tanta gente e fazer um tempo destes! Um abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Sílvio. O principio foi muito desgastante com as acelerações e travagens, mas a verdade é que com o treino para a Maratona perdi muita velocidade e ainda não a recuperei.
      Abraço.

      Eliminar
  2. Boas Rui,
    Concordo contigo, é realmente muita gente, mas valeu a pena, mais ainda que consegui baixar do minuto 45 (sem saber), mas para isso acontecer tive mesmo que partir colado aos super velozes.
    Mais uma vez cheguei á conclusão que 10K é muito rápido para mim, quase nem dá para apreciar a paisagem :)
    Já percebi que estás a caminhar para o trail, sempre é mais fofinho que o alcatrão, eu ainda me vou manter por aqui mais um tempinho, mas se o tempo permitir ainda vou tentar fazer alguns Kms na serra de Sintra, aquelas subidas são mesmo um espectáculo.
    bons treinos

    Manuel Nunes

    ResponderEliminar