segunda-feira, 13 de maio de 2013

GP Outurela - 12 Maio 2013

Este Domingo foi dia de mais uma prova do Troféu das Localidades de Oeiras, desta vez na Outurela (já tínhamos passado à porta da TVI noutras provas desta foi a vez da SIC). Para mim esta diversidade de percursos tem sido uma das mais valias da minha participação no Troféu. Eu moro em Oeiras à quase 8 anos, mas a verdade é que não conhecia o concelho. Com estas provas não só fiquei a conhecer o concelho como o fiquei a conhecer a correr!

Tudo a postos para a partida!
Mas voltando à prova. Estava mais uma vez um dia bastante quente (para correr, óbvio), principalmente porque novamente a última corrida só começou depois das 11h. Eu compreendo que as corridas não podem ser simultâneas e que não é fácil alterar a ordem (da mais curta para a mais longa) mas correr com aquele calor é realmente difícil (se não mesmo perigoso, novamente alguém teve de ser assistido na ambulância).

Desta vez a prova era constituída por 2 voltas, a primeira mais curta na zona residencial de Carnaxide e a segunda mais longa em torno da colina da Outurela. Estas provas com "voltas" são boas para as "claques" porque assim podem ver os atletas passar a meio da prova. E também para o atleta que recebe o incentivo extra desde que não sejam voltas muito curtas e se torne aborrecido estar sempre a passar no mesmo sitio.

Aqui estou a saudar o grupo de apoio
 Não tinha grande plano para esta corrida. Tenho noção que ainda não recuperei a forma pre-lesão e por isso a minha estratégia foi colocar-me atrás da minha "lebre" e ver como corria. Mas a verdade é que nem aguentei a primeira volta... Fui vendo-o afastar-se e ao fim do 3km deixei mesmo do ver. É oficial, já não tenho "lebre" (ou as minhas pernas já não conseguem aguentar...). Devido a esta minha (idiota) tentativa fiz a primeira volta (3km) em 12m55s. Só para verem a velocidade estonteante com que passei na partida esta foi a foto que a minha claque conseguiu tirar!
Foto sem Photoshop ou manipulação. 100% arte da fotografa!
O resto da prova...bom quem conhece as corridas deste troféu sabe que não existem provas "difíceis", apenas "muito difíceis" ou "infernos na terra". Com 7.3km e 240m de altitude acumulada esta estava lá no meio. Devido ao inicio idiota, fui-me arrastando na subida da colina e depois deixei as pernas fazerem o que quiseram na descida, sempre tentando proteger o joelho.

Fiz os 7.3km em 33m55s (13.0km/h) o que resultou no 26º lugar no escalão (mais uma vez não consegui ficar nos 20 primeiros...). À chegada tive direito a farnel reforçado (água+sumo+queque) o que não é habitual! Tinha também os meus tesouros e como se pode ver na foto com a "medalha" ao colo.
Eu e a "Medalha" (que também começa por "M")

5 comentários:

  1. Uma boa maneira de conhecer o nosso concelho (e descobrir como tem tanta subida e descida!)

    A próxima, já neste domingo, é especial pois a partida e chegada é a 200 metros de minha casa! :) (apesar de correr na véspera em Vendas Novas, vou estar presente)

    Boas corridas e boa recuperação do joelho (muito cuidado com as descidas que são "assassinas" para os joelhos)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu moro a 400m do passeio marítimo onde habitualmente treino. Antes de participar no troféu a minha definição de subida era a passagem entre Paço de arcos e o inicio do passeio marítimo... como era inocente :) Mas efectivamente o problema são as descidas que agora faço com o cuidado de quem tem joelhos de vidro!

      Eliminar
    2. Muito eu treino no Passeio Marítimo desde 2005! Já podia fazer aquilo de olhos fechados :)

      Eliminar
  2. Parabéns pelo blogue :)
    Já adicionei à minha lista de leitura.
    Continuação de boas corridas e rápidas melhoras desse joelho.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Isa. Eu também sou leitor assíduo do teu blog embora ainda não tenha feito comentários porque ainda sou "verdinho" nisto dos blogs.

      Eliminar